“Autoridades especializadas em várias áreas de conhecimento foram convidadas a tratar sobre assuntos ligados à campanha Setembro Amarelo, com foco na ‘Prevenção ao Suicídio”
Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Castilho marcou para a manhã do próximo dia 23, mais uma importante ação intersetorial de conscientização sobre a campanha nacional de Prevenção ao Suicídio – também conhecida como Setembro Amarelo. O simpósio que acontecerá das 08 às 11h no Anfiteatro do CIEC, terá o formato de Mesa Redonda com a participação de 05 profissionais altamente capacitados e cujos trabalhos preventivos e de conscientização social são reconhecidos em toda a região.
CONVIDADOS
De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Silvânia Cintra, o jornalista Sidnei Ferreira e a coordenadora pedagógica Emilene Zaguetti, conduzirão o Ciclo de Palestras, concedendo o mesmo tempo de fala aos seguintes convidados:
Dra. Priscila Raquel Salomão de Oliveira Neves – Médica psiquiatra – Especialista pela ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria. Profissional dedicada à área há 11 anos.
Dr. Marcelo da Silva Zompero, Delegado Assistente da Seccional de Andradina; Delegado da DISE – Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes; atua no NECRIM – Núcleo Especial Criminal dedicado a solução de conflitos de interesses; atua também na Corregedoria de Polícia de Andradina; Professor de Processo Penal na FEA – Andradina e Pós Graduado em Filosofia.
Dr. Carlos Antônio Mendonça Casati, Advogado com especialidade em causas Criminais, Cíveis e Familiares; Ex-Delegado Seccional de Polícia, atual presidente do NAVIA – Núcleo de Apoio à Vida de Andradina e representante do CVV – Centro de Valorização da Vida, de Andradina.
Professora Selênia Silvia Witter Melo, Pedagoga com Mestrado e várias especializações em Gestão Educacional; Formação em Direitos Humanos e no ECA – Estatuto da Criança e Adolescente; Dirigente Regional de Educação e palestrante de honra na I Conferência Intermunicipal de Educação.
Pe. Paulo Sérgio Martins – Doutorando em Letras na UFMS, Mestre em Filosofia pela Unesp, Teólogo pela faculdade João Paulo II, Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUC-RS e Pároco local da Igreja Matriz São José.
Neste período, eles abordarão temas variados, focando na prevenção ao suicídio e vários outros fatores que contribuem para que o Brasil ocupe a 8ª posição no ranking de suicídios registrados anualmente em todo o mundo. Também é neste período que profissionais de Saúde, Assistência Social, Educadores e Gestores das escolas públicas municipais e estaduais de toda a região, além de membros da sociedade civil organizada e cidadãos em geral interessados nos temas, poderão anotar seus questionamentos aos palestrantes e encaminhá-los aos moderadores da Mesa Redonda que se seguirá ao simpósio inicial.
Será após a coleta destas perguntas, que Sidnei e Emilene ouvirão cada um dos palestrantes sobre as dúvidas da plateia.
AÇÃO INTERSETORIAL
O evento integra o calendário oficial das atividades programadas pela Prefeitura de Castilho para despertar nos cidadãos a importância desta campanha anual de Valorização da Vida. Para organizá-la, o prefeito Paulo Boaventura mobilizou todos os setores das secretarias de Educação, Cultura e Desporto; de Assistência Social e Cidadania; Saúde e Vigilância Epidemiológica; além do Fundo Social de Solidariedade de Castilho.
O trabalho conjunto das Secretarias Municipais e sociedade organizada tem sido o principal ingrediente do sucesso e amplo alcance social das variadas ações promovidas pela Prefeitura de Castilho desde o início do ano passado. O CVV (Centro de Valorização da Vida), a Diretoria Regional de Educação e a Câmara de Vereadores de Castilho também participam ativamente da programação.