Castilho oferece atendimento assistencial a quase 4 mil cadastrados no CadÚnico

Assessoria de Comunicação

Na semana que se comemora o Dia do Assistente Social, um breve balanço mostra o tamanho do trabalho desenvolvido por esse profissional junto ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), de Castilho. É por meio da avaliação técnica dele que muitos têm acesso ao CRAS, considerado como a porta de entrada para os atendimentos assistenciais na proteção básica aos necessitados.

Castilho conta hoje com 3.854 cadastros efetuados no CAdÚnico, somando ainda mais 1.024 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Para não deixar esse público desamparado, compete ao Assistente Social a responsabilidade em desenvolver todos programas, atividades, projetos e benefícios em prol do usuário da assistência.

Campanhas de prevenção, fortalecimento de vínculo, palestras e oficinas – seja na área urbana ou rural, são algumas das formas encontradas pelos técnicos e profissionais do CRAS para manter os interessados sempre bem informados sobre os benefícios oferecidos. O município de Castilho oferta diversos programas para melhor acolher quem realmente precisa.

Entre os requisitos necessários para ter garantia dos benefícios, o CRAS prioriza famílias vulneráveis, pois os benefícios são bancados com recursos próprios e do Governo do Estado, como é o caso dos programas de Geração de Renda, Ação Jovem, Renda Cidadã e Amigo do Idoso.

Além das mais de 600 famílias atendidas mensalmente com cestas básicas, o CRAS ainda acompanha os dois serviços de convivências de fortalecimento de vínculos: o programa Reviver que atende 75 idosos a cima dos 60 anos, e o Renascer que atende 60 crianças e adolescente na faixa etária de seis a 15 anos.

“A assistência como um todo ela atende os usuários a partir do momento q nasce ate ó final da vida”, destaca a coordenadora do CRAS, Vivian Cristina. Entre outras ações, por ano são fornecidos cerca de 50 kits maternidade às futuras mamães em parceria com a Saúde e com o Fundo Social. Tem ainda o auxílio funeral (15 ao ano), melhoria habitacional, aluguel social, tarifa social de água e tarifa social de energia.