Castilho empossa 2ª Câmara Mirim: Jovens lideranças para um futuro melhor

Assessoria de Comunicação

Na manhã desta segunda-feira, 7 de julho, foi realizada a cerimônia de Diplomação e Posse dos Vereadores Mirins Castilhenses – Legislatura 2025. A 2ª Câmara Mirim foi composta por 11 jovens estudantes da escola Maria Dauria Silva Oliveira, que participaram do programa Vereador Mirim de Castilho. O prefeito Paulo Duarte Boaventura marcou presença na cerimônia, que foi uma iniciativa da mesa diretora da Câmara Municipal, aprovada por todos os vereadores, sob a presidência do vereador João Paulo Soares Araújo.

Outros cinco vereadores também prestigiaram: Valéria Fávero, Chicão da Ambulância, Itamar Vieira, Daniel e João do Espeto. O projeto foi desenvolvido pela Assessoria Brasil e teve como objetivo proporcionar aos jovens uma experiência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo e Executivo. Durante o programa, os jovens vereadores mirins participaram de visitas monitoradas na Câmara Municipal e na Prefeitura, onde aprenderam sobre as atribuições de cada um dos poderes e órgãos de fiscalização externo.

Eles também elaboraram projetos e apresentaram propostas para melhorar a cidade.

Os 11 vereadores mirins que compõem a 2ª Câmara Mirim de Castilho são:

Ana Julia Klein de Souza 9ºA; André Filipi da Silva 7º A; Elena Coelho Augusto 7º A; Emilly Vitória Martins Belmonte 7º B; Gabriel da Silva Sales Santos 8ºA; Gusttavo Henrique de Macedo Lima 7º B; Lilian Barbosa de Souza 7º B; Mabyly Helena de Souza Santos 6º A; Matheus dos Santos 8º A; Maysa Nunes da Silva 9º A e Wenderson Vinícius Villalon dos Santos (ausente) 8º A.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Silvânia Cintra, o programa Vereador Mirim é uma iniciativa que visa proporcionar aos jovens uma experiência prática sobre o funcionamento do governo e da política, preparando-os para um futuro melhor. Após a sessão solene de diplomação e posse, eles se reuniram em sala reservada para escolha do presidente, 1º secretário e 2º secretário. Ficando a Mesa Diretora com a seguinte composição: Presidente: Gusttavo Henrique de Macedo Lima, 1º Secretário: André Filipi da Silva e 2º Secretário: Matheus dos Santos.

Em seguida, retornaram ao Plenário para apresentarem publicamente seus projetos. Sendo eles:
1- Ana Julia Klein de Souza/ Projeto: Agricultura Sustentável nas escolas;
2- André Filipi da Silva/ Projeto: Ações Educativas e Kits de Higiene nos banheiros das escolas;
3- Elena Coelho Augusto/ Projeto: Orçamento para a Reforma da escola Maria Dauria.
4- Emilly Vitória Martins Belmonte/ Projeto: Distribuição de Mudas de Árvores Frutíferas nas escolas rurais;
5- Gabriel da Silva Sales Santos/ Projeto: Esportes nas comunidades rurais e Iate;
6- Gusttavo Henrique de Macedo Lima/ Projeto: Psicólogo nas escolas;
7- Lilian Barbosa de Souza/ Projeto: Armários individuais nas escolas;
8- Mabyly Helena de Souza Santos/ Projeto: Plantações frutíferas nas escolas;
9- Matheus dos Santos/ Projeto: Agricultura Sustentável para uma Castilho Melhor;
10- Maysa Nunes da Silva/ Projeto: Minha Vocação;
11- Wenderson Vinícius Villalon dos Santos/ Projeto: Educação Financeira nas escolas.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, João Paulo Araújo, há grande chances desses projetos serem realmente aproveitados pela Câmara e oficialmente se transformarem em projetos.