Assessoria de Cominicação
Em mais uma iniciativa voltada ao fortalecimento da aprendizagem e ao incentivo à leitura, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta terça-feira (27/05), uma capacitação específica para os Coordenadores Pedagógicos sobre o uso da plataforma Elefante Letrado. A ferramenta digital, que vem sendo implantada nas escolas da rede municipal, oferece um amplo acervo de livros digitais, atividades interativas e relatórios pedagógicos que permitem acompanhar o desenvolvimento da leitura dos alunos em tempo real.

A formação teve como objetivo principal capacitar os coordenadores a utilizarem os recursos disponíveis de maneira estratégica, promovendo uma atuação mais ativa e integrada junto aos professores e estudantes. “O coordenador pedagógico é um elo essencial entre a gestão escolar, os professores e o processo de aprendizagem. Ao dominar uma ferramenta como o Elefante Letrado, ele se torna multiplicador e articulador de boas práticas voltadas ao desenvolvimento da leitura”, destacou a secretária municipal de Educação, Estela Goda.

Além do aprendizado técnico, a formação também abriu espaço para a troca de experiências e sugestões de estratégias para integrar a plataforma ao planejamento pedagógico das unidades escolares. Coordenadores relataram a importância de sensibilizar professores e famílias sobre o potencial transformador da leitura digital, sobretudo entre os estudantes em processo de alfabetização.

A partir dessa formação, os coordenadores serão os multiplicadores dentro de suas unidades, apoiando os professores na organização de rotinas de leitura digital, promovendo desafios literários e estimulando o gosto pela leitura de forma lúdica e acessível.

Sobre o Elefante Letrado
O Elefante Letrado é uma plataforma de leitura digital voltada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I. Com um acervo diversificado e recursos de acessibilidade, a ferramenta permite que crianças leiam em seu próprio ritmo e sejam estimuladas com atividades interativas que reforçam habilidades de compreensão textual.