Assessoria de Comunicação
Nesta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Andradina realizará sua 34ª Sessão Ordinária, sob a presidência do vereador Edgar Dourado (PSDB). A pauta contém 15 itens para deliberação, incluindo a apreciação de veto do prefeito, concessões de títulos de cidadania, criação de datas comemorativas, denominação de logradouros e projetos de lei sobre temas variados.
Um dos pontos será a votação do projeto de decreto legislativo que reprova o veto total do Executivo ao projeto que obrigava a divulgação em site e canais oficiais do cronograma de serviços de coleta de lixo doméstico, seletiva e varrição. A pauta de homenagens traz duas concessões do Título de Cidadão Andradinense. Por proposta do vereador Marcel Calestini (União Brasil), será votada a outorga ao Professor Antônio Roberto Fumagalli, educador físico com mais de 46 anos de dedicação à Fundação Educacional de Andradina, e ao ator e humorista Mauricio Tarcinalli, reconhecido por sua trajetória no teatro, cinema e no canal “Embrulha pra Viagem”.
Na área cultural e educacional, o vereador Professor Klebinho (MDB) propõe a instituição no calendário oficial do Dia Municipal do Brincar Livre e Lúdico, a ser celebrado em 28 de maio. Já o vereador Hugo Zamboni (MDB) tem duas matérias em pauta: a declaração de utilidade pública da Associação dos Empresários da Economia Criativa e Atividades de Potencial Turístico de Andradina (ACRITUR) e a denominação da Escola do Parlamento da Câmara como “Jornalista Antônio José do Carmo”, em homenagem póstuma ao profissional.
A vereadora Elaine Vogel (PSD) apresenta projeto que estabelece o tombamento do festival Bon Odori como Patrimônio Histórico Cultural de Natureza Imaterial do Município, além de propor a denominação de “Rua Alicio Policarpo dos Santos” para a via conhecida como Rua Passeio, no Jardim Santa Cecília.
MAIS PROJETOS
O vereador Silas Oliveira (PDT) tem quatro matérias na pauta: a criação do Programa Árvore para Todos, que autoriza o cultivo de mudas e educação ambiental no município, três projetos que tratam da denominação de vias públicas, e um requerimento, aparteado pelo vereador Guilherme Pugliese (União Brasil), solicitando o aumento das atividades delegadas para mais segurança no município.
Completando a agenda, o vereador Rodarte dos Anjos (Rede), com aparte da vereadora Leila Rodrigues (PSDB), requer a construção de um ponto de ônibus na praça do bairro Quinta das Castanheiras, localizada no entorno da rua Roberto Castanheira Pedrosa e na rua 23, em frente à CEI Gerson Paulino, no bairro Nova Canaã.
Também será votado projeto de autoria do Executiv que autoriza a concessão à iniciativa privada de serviços de jogos em modalidade turística, condicionada à aprovação de projeto de lei ainda em tramitação no Congresso Nacional.