Bolsonaro se irrita com youtuber ao ser chamado de “Tchutchuca do Centrão”

“youtuber foi empurrado e acabou caindo. A se levantar, chamou o presidente de tchutchuca do centrão na saída do Palácio do Alvorada”

José Carlos Bossolan

O presidente da República, Jair Bolsonaro se irritou ao ser provocado pelo youtuber Wilker Leão, na saída do Palácio da Alvorada na manhã desta quinta-feira (18/08). Vestido com a camisa de um time de futebol paulista, o youtuber começou questionar o presidente, afirmado que o presidente estava fazendo a mesma coisa que a esquerda.

Em determinado momento, Wilker foi empurrado e acabou caindo ao solo. Ao se levantar, o youtuber começou provocar o presidente, o xingando de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “tchutchuca do Centrão” e se o presidente não iria falar com ele. Bolsonaro que já estava dentro do carro oficial, saiu em foi em direção ao rapaz, lhe agarrando pela camisa e tentando paralisar a gravação.

“video de Wilker Leão postado no Youtube nesta quinta feira já teve mais de 5 mil visualizações”

O youtuber também faz vídeos provocando petistas em manifestações. O canal de Leão no YouTube tem 13 mil inscritos. Ele diz ser cabo do Exército desde 2014 e auxiliar da Assessoria Jurídica da Secretaria de Economia e Finanças do Exército desde 2015. Segundo o mesmo, o objetivo de seu canal é “promover discussão acerca de tudo que está relacionado a esse universo político e militar”. Ele tem 6,4 mil seguidores no Youtube, 5,2 mil seguidores no Instagram e 125 mil no TikTok.

Uma das questões que chamou a atenção foi a desorganização no esquema de segurança do presidente. Ainda como deputado federal e candidato a presidência da República, Jair Bolsonaro sofreu uma facada em Juiz de Fora (MG) em 6 de setembro de 2018. Com acirramento dos ânimos entre a polarização em torno das candidaturas do próprio presidente e Lula, com acusações e possibilidades de atentados contra ambos os lados, o episódio desta quinta, serve de alerta ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional) que cuida da segurança do chefe do executivo, apontando suposta falha do efetivo.

Tchutchuca do Centrão

No ano passado, após eleição da mesa diretora e presidência da Câmara dos Deputados, culminando com a eleição de Arthur Lira, o deputado federal e ex-aliado de Jair Bolsonaro, Kim Kataguiri afirmou que os aliados do chefe do executivo federal eram “tchutchucas do Centrão”. Em discurso no plenário, Kim Kataguiri chamou Bolsonaro de “verme” e fez o desafio – “se estão incomodados de serem chamados de vagabundos, quadrilheiros e corruptos, me processa e ganha na Justiça. Sei que não têm colhão para isso. Têm colhão para ficar falando na internet. Quando chega no plenário, é tudo tchutchuca do Centrão”, disse.

O filho do presidente e deputado federal, Eduardo Bolsonaro, usou as redes sociais à época para rebater as acusações. Ele afirmou que vai entrar na Justiça contra o democrata pelos “insultos” e “xingamentos” a ele e a sua família.

Com informações do G1 e Portal Metrópoles.