Ao menos 6 nomes aparecem como pré-candidatos a prefeito de Andradina

“dentre os cogitados estão 3 vereadores, ex-prefeito, ex-vereador e prefeito”

José Carlos Bossolan

Às eleições municipais de 2024 já começa a ganhar forma com o surgimento de alguns nomes propensos a disputar a cadeira de chefe do executivo andradinense. Dentre alguns nomes que podem vir a disputar a vaga estão 3 vereadores, um ex-prefeito, um ex-vereador e o atual prefeito.

“Mário Celso”

Eleito em 2020 com 24.960 votos, Mário Celso Lopes é um dos nomes que aparecem como pré-candidato ao Paço Municipal. Porém pesa contra o atual prefeito de Andradina, sua condenação criminal de pena de 05 anos, 04 meses e 15 dias de reclusão por trabalho análogo ao escravo.

O atual chefe do executivo já havia sido condenado em 2017, e o MPE (Ministério Público Eleitoral) tentou impedir o registro da candidatura, não sendo acolhido pela Justiça Eleitoral. Agora com a condenação pelo TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) em junho do ano passado, a última manifestação da PGR (Procuradoria Geral da República) em transformar o crime objeto da condenação de Mário Celso Lopes como imprescritível, poderá ser a “pá de cal” nas pretensões do político. Isso pelo fato da legislação eleitoral não permitir candidaturas de políticos condenados na esfera criminal por órgão colegiado (Tribunais). Só uma absolvição poderá poderá tornar o atual prefeito elegível.

“Jamil Ono”

Derrotado pela “onda do mega empresário”, Mário Celso em 2020, outro nome que figura como pré-candidato é o ex-prefeito de Andradina, Jamil Akio Ono. Nas eleições de 2022, o advogado de formação, Jamil Ono disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, obtendo 16.981 votos. O ex-prefeito de Andradina têm justamente a seu favor a má administração do atual prefeito, que tem priorizado interesses pessoais em detrimento dos anseios da população andradinense, fazendo com que os andradinenses se lembrem de seus 8 anos de mandato bem avaliados.

“Coxinha Prando”

O atual presidente da Câmara de Andradina é mais um cotado. Helton Rodrigo Prando – Coxinha Prando, está chefiando o legislativo pela segunda vez na atual legislatura (2021 e 2023). Eleito com 470 votos, Coxinha Prando é empresário da área de transporte e tem vasta experiência administrativa, sendo responsável pela devolução superior a R$ 1,7 milhão da Câmara em 2021, para os cofres do executivo. Coxinha está em seu primeiro mandato como vereador e apoiadores acreditam que em impedimento de Mário Celso, sua candidatura será maior beneficiado com parte de votação do atual prefeito.

“Professor Luzimar”

Candidato em 2022 a deputado federal, Luzimar Rodrigues da Silva – professor Luzimar conquistou 6.270 votos. Pós graduado em Ensino Superior e Técnico, professor Luzimar é docente do estado. Formado em Ciências, Física e Matemática, foi o vereador eleito mais votado em 2020, com 897 votos e já demonstrou que poderá ser postulante a prefeito. Professor Luzimar está em seu primeiro ano de mandato de vereador.

“Hugo Zamboni”

Formado em Administração e pós graduado em Gestão de Pessoas e Marketing, Hugo Rocha Zamboni é outro nome cotado para disputar a Prefeitura de Andradina. Hugo Zamboni foi eleito com 429 votos, após exercer os cargos de diretor de Recursos Humanos, secretário de Administração, secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e secretário de Turismo no município de Andradina. Hugo Zamboni está em seu primeiro mandato de vereador.

“Marcelo Gimenez”

O advogado e recém filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores), Marcelo Gimenez Bernardo da Silva é outro nome que deve aparecer nos próximos meses como nome certo. Ex-vereador de Andradina entre 2013 a 2016, Marcelo Gimenez também exerceu o cargo de secretário municipal da Saúde em Andradina. Dirigentes do PT, apostam que o partido conseguirá surfar na onda “Lulista” para alavancar uma candidatura bem sucedida no âmbito municipal, reeditando 2009 a 2016.

Ainda falta muito tempo para às eleições de outubro do próximo ano, mas alguns nomes já colocaram às cartas na mesa disponibilizando suas pretensões de comandar o orçamento na casa dos R$ 200 milhões anuais de Andradina. Claro que em se tratando de política, tudo é momento, e alguns dos atuais pré-candidatos tendem a desistir e outros que até aqui não são cogitados possam surgir.

Até a última janela de filiação partidária que definirá os candidatos e selarão às alianças tudo é possível, assim como o dito popular “folha seca, o vento leva para todos os lados”. Às fotos dos pré-candidatos foram retiradas de suas respectivas redes sociais.