Anvisa aprova remédio injetável semanal para combater obesidade

“Agência liberou o “Wegovy (semaglutida 2,4mg)” e medicamento tem o mesmo princípio ativo de outros já conhecidos no mercado,

José Carlos Bossolan

Nesta segunda-feira (02/01), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a comercialização do primeiro medicamento injetável de uso semanal para combater o sobrepeso e obesidade. O Wegovy (semaglutida 2,4mg) é injeção, que deve ser aplicada semanalmente, promoveu uma redução média de 17% do peso corporal nos pacientes.

O Wegovy (semaglutida 2,4mg) tem o mesmo princípio ativo do Ozempic que é utilizado no tratamento da diabetes tipo 2 e as vezes indicado por médicos para o tratamento da obesidade, devido a prescrição não constar na bula, o medicamento tem se demonstrado seguro. A semaglutida é um análogo ao hormônio GLP-1, que temos no intestino.

Toda vez que uma pessoa se alimenta, ele sinaliza para o cérebro que é hora de reduzir a fome, retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a produção de insulina, que promove a absorção da glicose nas células. A injeção deve ser administrada uma vez por semana na barriga. Não há previsão de quando o medicamento estará disponível nas farmácias brasileiras.

A semaglutida é comercializada em redes de farmácia com preços de R$ 779,00 até mais de R$ 1 mil.