Andradina registra 406 casos de dengue; O Foco revelou dados desde 16 de março

“números já eram anunciados por órgão estadual e atenuados pelo município”

José Carlos Bossolan

O quarto Boletim Epidemiológico da dengue divulgado na última quinta-feira (06/04), enfim chegou aos mesmos números de casos confirmados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, anunciado pelo O Foco desde o dia 16 de março. São 406 casos confirmados de dengue na população andradinense, com uma pessoa indo a óbito.

De acordo com dados do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria de Saúde do Estado, Andradina entre janeiro e fevereiro já havia registrado os 406 dengue, dente 528 notificados. Porém, a Prefeitura de Andradina vinha “negligenciando” às informações à população, cujos casos só foram anunciados com quase 20 dias de atraso.

“406 casos registrados em Andradina foram divulgados desde 16 de março pela CVE estadual”

Na gestão de Mário Celso Lopes como prefeito de Andradina, o casos só vem aumentando. Moradores tem reclamado da falta de aplicação de inseticida em ruas para eliminar o mosquito Aedes Aegypti, onde a última nebulização realizada em Andradina foi em abril de 2021, segundo matéria da Prefeitura.

Conforme CVE estadual, no ano anterior a posse de Mário Celso Lopes frente ao executivo municipal, ainda na gestão de Tamiko Inoue, Andradina registrou 1.134 de dengue em 2020. Já no primeiro ano de Mário Celso na Prefeitura de Andradina (2021), foram 2.249 pessoas confirmadas com dengue durante o ano, ou quase 50% de aumento nos casos positivados. Já no ano passado, outras 1.960 pessoas contraíram dengue em Andradina.

Na quinta-feira (16/03), o site da Prefeitura foi usado para disseminar informação falsa sobre os casos de dengue no município. Com o título “Fake News: Número de casos de Dengue é 4 vezes menor do que o divulgado”, foram propagadas informações mentirosas. Na matéria da Prefeitura, dizia que -“Segundo a matéria, haveriam mais de 400 casos confirmados de Dengue em Andradina em 2023, quando na verdade só existiram 123 casos, Andradina entre janeiro e fevereiro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-412.png

Sem explicação plausível, agora a Vigilância Epidemiológica de Andradina resolveu anunciar a confirmação de 406 casos de dengue em Andradina. A quem interessa essa omissão de informações não é possível afirmar, mas o interesse público de a população ter acesso a informações verdadeiras, foi cerceado.

Procurada por nossa reportagem no mês passado, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde desmentiu os dados apresentados pela Prefeitura de Andradina – “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os dados divulgados no site do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado estão corretos. Os casos de Dengue são notificados pelo próprio município no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, e, até o dia 10 de março, foram confirmados 406 casos de dengue no município de Andradina, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano”.

Como se pode verificar, desde o dia 10 de março já era de conhecimento das autoridades municipais a quantidade de casos confirmados em Andradina, mas os números fidedignos não eram apresentados. Em ao menos 2 Boletins Epidemiológicos divulgados no site da Prefeitura de Andradina os dados foram atenuados.

“Boletins de março divulgaram 40% dos casos confirmados”

LEI DA MORDAÇA

Após a divulgação do O Foco dos dados corretos do número de pessoas positivadas em Andradina com dengue, apontando os 406 casos, a secretária municipal da Saúde, Maristela Marinho decretou a “lei da mordaça”. Segundo o ofício 194/2023, datado de 23 de março, os gerentes e coordenadores de unidade de saúde de Andradina, ficaram impedidos de prestar informações sem o aval da Secretaria da Saúde,

“Venho por meio deste solicitar aos gerentes e coordenadores de unidades de saúde que não recebam, realizem reuniões ou transmitam informações para a imprensa, jornalistas e poder legislativo sem o consentimento da Secretaria Municipal de Saúde. Caso seja solicitado visita, informações, reuniões, estas devem ser informadas e solicitadas à equipe de gestão” – diz o ofício.

Além de jornalistas, até os vereadores de Andradina ficam proibidos de fiscalizar as atividades sem prévia autorização e com antecedência do órgão municipal, cerceando o dever de fiscalizar os atos do poder executivo por parte dos membros eleitos para o legislativo.

PREFEITO PASSEANDO

Enquanto o prefeito, Mário Celso Lopes fazia postagem em visita a parque da Disney nos Estado Unidos em busca de “inspiração”, os casos de dengue vinham aumentando em Andradina sem que haja medidas efetivas por parte do poder público municipal. Nos bastidores da política local, pessoas próximas ao prefeito tem dito que Mário Celso não pretende investir na área da saúde, já que em sua concepção, estas despesas não resultam em votos em possível eleição.

“Reprodução de vídeo do prefeito anunciando viagem a América do Norte”

Na segunda-feira (13/03), Mário Celso Lopes postou vídeo onde aparece no Disney’s Animal Kingdom, na Flórida (EUA), cuidando de seus interesses particulares – “estamos aqui no Animal Kingdom. Segunda-feira, treze de março. Olha o público chegando, é uma coisa incrível a imensidão de pessoas que se aproximam aqui para entrar no Animal Kingdom. Ali na retaguarda, estamos vendo ali o público chegando. Incrível a quantidade de pessoas numa segunda-feira. É isso, buscando inspirações para o parque safari Mama África. Vamos em frente” – diz o prefeito que deveria estar despachando na Prefeitura de Andradina.

Três dias após a viagem internacional do chefe do executivo, reportagem do O Foco já mostrava a crescente ascensão da dengue em Andradina.