Andradina liderou ranking de cidade com maior número de leishmaniose da região de Araçatuba

“dados do ano de 2023, coloca Andradina com quase o triplo de casos em relação a Araçatuba”

Flávia Avelar Gomes/H+ Andradina

Dados revelam a falta de políticas públicas no combate e controle de animais. Uma triste realidade que Andradina carregue a posição número um em casos de leishmaniose na região. Em 2023, Andradina teve 1.009 casos de leishmaniose, enquanto que Araçatuba, uma cidade três vezes maior, registrou 430 casos da doença no município.

“Raio X dos casos de leishmaniose da região – Imagem: Reprodução/TV Tem”

Pereira Barreto aparece em terceiro lugar com 412 casos, Castilho com 307, Mirandópolis com 157 e Penápolis com 131. Andradina possui um castramóvel que nunca saiu do lugar, uma conquista na época do vereador Guto Marão mas que nunca houve apoio de nenhum prefeito. Uma faculdade de Medicina Veterinária e um dos maiores especialistas da doença no mundo, conhecido por dr Leishmaniose, mas mesmo assim a doença cresce na cidade.

Está na hora de todos se unirem em prol de uma solução real e efetiva para que essa doença possa ser controlada e não se espalhe em humanos. Uma das preocupações dos pesquisadores da Ficoruz sobre o aumento do número de cães com leishmaniose é uma possível dissemincação da doença em humanos.

DENGUE

Durante o ano de 2023, Andradina também liderou de forma negativa o cenário dos casos de Dengue. Foram 3.120 casos confirmados, contra 969 detectados em Araçatuba, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde.