Andradina estre os destaques do ”Nosso Agro Tem Força e Transforma Vidas”

Assessoria de Comunicação

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participou do evento ”Nosso Agro Tem Força e Transforma Vidas”, nesta segunda-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes. 125 municípios foram premiados durante a cerimônia, de acordo com as posições no ranking Município Agro 2025. Entre os municípios destaque, no Grupo 2, Andradina foi listada como um dos municípios destaques no interior de São Paulo.

Foto Noticia Principal Grande

“Andradina é referência no Agro e crescemos cada vez mais com as parcerias formadas, principalmente com o Governo de São Paulo”, disse o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Andradina, Fabrício Mazotti, fazendo menção ao secretário de Estado da Agricultura, Guilherme Piai, que sempre fez questão de fortalecer a vocação de Andradina para o setor e também do Instituto de Terras de São Paulo, sempre disposto a fortalecer a parceria com a presença do coordenador Regional, Cleisson Oliveira.

Foto Noticia Principal Grande

O evento marcou a sétima edição do programa, reforçada por um investimento recorde de R$ 6 milhões destinados a estimular políticas públicas locais voltadas ao desenvolvimento sustentável do agro. “São Paulo é grande porque o agro de São Paulo é forte. O Brasil é o que é porque o agro dá sua contribuição todos os dias. Nós temos muito para nos orgulhar: este é o melhor e mais sustentável agro do mundo. Podemos bater no peito e dizer: nós somos uma potência agroambiental porque estamos produzindo cada vez mais e a nossa reserva florestal está crescendo. É um agro profissional, tecnificado e com tecnologia”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Também estiveram presentes ao evento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), o Secretário da Casa Civil, Arthur Luis Pinho e o secretário da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai (Republicanos).

“Os verdadeiros heróis desse país não usam terno, usam botas, são vocês produtores rurais. O mundo querendo ou não vai depender do agro brasileiro, nós vamos liderar a transição energética substituindo os combustíveis fósseis, e para isso, teremos que fazer a nossa revolução agroindustrial. Vamos agregar valor àquilo que já produzimos. Ao invés de exportar a soja, vamos exportar o óleo de soja, ao invés de exportar o café, vamos exportar o café encapsulado”, disse o secretário da Agricultura Guilherme Piai.

Segundo Mazotti a seleção dos municípios considera um conjunto de indicadores que medem governança, planejamento territorial, sustentabilidade, inovação e capacidade de execução. Mais de 60% da pontuação é formada por critérios de gestão, como eficiência dos serviços agropecuários, funcionamento das equipes municipais, regularidade dos programas, atuação dos conselhos, qualidade da assistência técnica e aderência às diretrizes estaduais.

Regularização fundiária e ambiental

A agenda de regularização fundiária e ambiental também ganhou destaque com a assinatura do decreto que institui o novo Programa Paulista de Regularização de Terras, modernizando regras, procedimentos e ampliando os trabalhos de regularização da Fundação Itesp no estado. Em Andradina esse trabalho já regularizou 450 lotes e ainda vai regularizar mais 134 na Vila Botega.