Agricultura faz visita técnica ao projeto de Sementes Crioulas na ETEC Andradina

Assessoria de Comunicação

Nesta terça (08) a secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, Leila Rodrigues, e sua equipe realizaram uma visita do acompanhamento da aplicação da lei de incentivo a produção e cultivo de variedades e sementes crioulas. Com essa lei o município faz um investimento neste setor em uma pesquisa desenvolvida na Escola Técnica – ETEC Sebastiana Augusta de Moraes – Vila Planalto.

A Lei Nº 3827, 06 de outubro de 2021, que “Institui a Política Municipal de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas Mudas e Conservação da Agrobiodiversidade”. Segundo Leila, são consideradas sementes crioulas, variedades tradicionais ou locais, as sementes ou mudas desenvolvidas pelo assentado da reforma agrária e agricultor familiar, caracterizado pela presença fenotípica, identificada pela respectiva comunidade, dessemelhante as variedades comerciais.

A lei também prevê as atividades de conservação e utilização sustentável da Agrobiodiversidade, entre outras o resgate e utilização de variedades locais, tradicionais ou crioulas assim como a promoção da expansão do uso de variedades locais, tradicionais ou crioulas,  melhoramento participativo descentralizado, realizado em parceria entre as comunidades e instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão, bem como o fortalecimento da pesquisa que promova e conserve a diversidade biológica maximizando a variabilidade genética das populações de plantas, em benefício dos agricultores, especialmente daqueles que geram e utilizam as suas próprias variedades e aplicam os princípios ecológicos na manutenção da fertilidade dos solos e no combate a doenças, ervas espontâneas e pragas.

O projeto desenvolvido na ETEC faz o resgate, multiplicação, armazenamento, conservação e partilha dos materiais, promove a autonomia e soberania alimentar dos agricultores familiares orientando técnicas de plantio e cultivo de culturas como milho e feijão, no momento da visita. “O projeto é uma parceria do município de Andradina através de sua Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, Câmara municipal e professores da Escola técnica ETEC de Andradina, afim de perpetuarem as espécies através da troca de sementes e cultivo das mesmas, pelos agricultores familiares e alunos da escola”, explicou Leila.

Estão envolvidos diretamente nesta pesquisa os alunos Gustavo Caetano,  Rian, Isaias,  João e Pedro Colto, através da orientação e supervisão dos professores Leandro Barradas, Lauro Komuro, Aline Zini, Luis Gustavo com direção do professor Marcio Torrente e o vereador Fabrício Mazotti.

Importância 

Tendo no município cerca de 1200 propriedades rurais, com 690 parcelas de assentados da Reforma Agrária, o incentivo ao Banco de Sementes com a diminuição de agroquímicos, torna –se responsabilidade desta secretaria, incentivando o resgate dos bancos de armazenamentos ou antigos paiols das propriedades, bem como o mapeamento e conservação da agrobiodiversidade local, pelo município de Andradina.