“A Covid 19 está fazendo mais vítimas entre os jovens em Andradina”, diz João Leme

Secom

Na última semana, o Boletim Oficial do Covid 19, da Secretaria da Saúde de Andradina, começou com um dado alarmante, a doença passou a atingir mais jovens em Andradina/SP. O secretário de Saúde de Andradina João Leme, fez um apelo as pessoas respeitarem as normas de prevenção para evitar o contágio e mais mortes no município.

“São os jovens quem são os mais infectados hoje, seja pelo comportamento nas noites ou pela maior exposição em ambientes de trabalho, mas os jovens devem se resguardar” afirmou João Leme, mencionando que existem duas pessoas com menos de 30 inspirando cuidados na UTI Covid em Andradina.

“A disciplina e orientação são as armas que a gente tem para a nossa sobrevivência”, sentenciou o Secretário.

A Covid 19, que tem sido um verdadeiro enigma a ser decifrado dia após dia pela medicina. E quando se menos espera, informações novas surgem com mutações e novos desdobramentos relacionados ao coronavírus, como o surgimento de novas variedades, incluindo o “SARS-CoV-2”, causador da COVID-19, com maior transmissibilidade causada por mutações no vírus, o que vem levando mais jovens à morte.

Novas formas da doença ainda trazem sintomas mais imperceptíveis para exame clínico e mortalidade de pessoas mais jovens, e atingindo todas as faixas etárias, atingindo bebês, crianças, adolescentes mesmo sem comorbidade.

No último sábado (6) começou em todas as cidades do Estado de São Paulo um novo ‘isolamento’ de 14 dias. A meta do Plano São Paulo é diminuir o contágio da Covid-19. Até o momento, Andradina já registrou 110 mortes por Covid-19 e 3.336 casos confirmados da doença, desde março de 2.020. Neste mês a UTI Covid implantada na Santa Casa de Andradina chegou a níveis críticos o que fez a direção da entidade de saúde a iniciar o processo de implantação de mais 10 leitos de UTI. O objetivo é dobrar a esperança de vida das pessoas contaminadas. 

“Temos que evitar o colapso, pois se não houverem mais vagas de UTI Covid nestas próximas duas semanas não haverá o que fazer”, disse o médico orientando que estamos vivendo o pior momento da Covid 19 no Brasil.

Nova Cepa

Órgãos regionais de saúde já apontam para um aumento de casos em pacientes de 30 a 50 anos. A doença está evoluindo de maneira mais rápida, com sintomas mais graves já com cinco dias e não com 10 como o vírus agia no passado.

Vacinação

Nesta segunda-feira (8) a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Andradina vai iniciar a vacinação de idosos com 77 anos acima nos postos de vacinação da EMEF “Josepha de Jesus Carreira”, no Benfica e na Emei “Maria Elizabethe Venturolli Pinese (Praça João Leite), na Vila Mineira 

A vacinação de outras faixas etárias dentro do grupo de idosos depende da finalização desta fase de vacinação e da liberação de mais doses de imunizantes. 


Procedimentos pós vacinação

O registro será individual contendo informações de identificação pessoal que serão confrontadas com o número de dose recebidas. Será entregue um formulário para preenchimento antes da realização da vacina, com apresentação de comprovante de residência e documento de identificação. O paciente receberá o comprovante de vacinação, após a administração da vacina. Deverá guardar e apresentar para receber a segunda dose.