“ex-prefeito concedeu entrevista a Revista Fala!”
Flávia Gomes/Revista Fala!
“Me sinto feliz e realizado, quem diria que o menino que nasceu na Fazenda Primavera iria trilhar tudo isso”- comenta Jamil em um papo descontraído com a revista FALA! na famosa mesa de café na casa de sua mãe onde mora desde que tinha 14 anos.
Durante 24 anos se dedicou a vida pública e sai dela com a ficha limpa. Ocupou cargos de vereador (três mandatos), prefeito (dois mandatos) e assessor de assuntos estratégicos da administração Tamiko Inoue. E, hoje, aos 60 anos pode parar e se voltar para sua vida particular com a consciência tranquila de ter tido todas as contas aprovadas e se mantendo elegível para as próximas eleições.
Rever a história mostra que Jamil Ono trilhou um caminho como poucos. Filho dos agricultores Hideko e Shoichi Ono, Jamil sempre agarrou as oportunidades que a vida lhe apresentou. “Analisando, tudo foi propósito de Deus, pois eu nunca imaginei todas essas reviravoltas” – comenta Ono.
Claro, que para entrar na USP no curso de Direito e Letras, Jamil estudou muito. “Não era o cdf da turma, era aluno mediano, mas nunca tive preguiça e sempre me dediquei muito” . Para se manter na capital e estudar, Jamil trabalhava. Ao se formar, os caminhos dele começaram a serem traçados e ele não deixou nenhuma oportunidade passar. Acabou indo para o Japão, onde cursou pós-graduação em Literatura Japonesa.
“Nunca tinha sonhado com isso, tudo em minha vida foi fluindo com a graças a Deus, então fui para o Japão com status de professor”, lembra. Ao regressar a seu país de origem, Jamil se estabeleceu em São Paulo. “ Minha irmã estava no ramo imobiliário, então naturalmente fui para a mesma área, acabamos tendo três imobiliárias na capital, na época tinha muito descendente que precisava de ajuda e, como eu sabia das leis e da escrita japonesa, acabei sendo a ponte entre eles e as propriedades” – revela.
Tudo parecia fluir para que Jamil constituísse família na capital. Mas, aí que o destino o chama de volta para Andradina. “Meu pai era diabético e por complicações da doença, como eu era o único filho solteiro, acabei voltando para a casa deles” . Na época Jamil já namorava Márcia Norie Ueda. Com o retorno dele, eles casaram e são pais de Jun’iti José Guilherme e Nathari Maria. Hoje, Jamil tem mais um filho, o Samuel.
Sempre atuante na colônia japonesa, Jamil se torna vice-presidente e depois presidente da Associação Assistencial Cultural e Esportiva de Andradina (Aacea) e vice-presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras da Noroeste. “Um tio meu sempre falava de política, ele gostava mesmo e foi me incentivando, nutrindo meu desejo, tanto que quando retornei para a cidade e me candidatei a vereador não acreditava que teria tantas chances, pois havia anos que tinha saído daqui ”, conta. Só que ele acabou sendo eleito em 1996 pelo PTB. “Tive como padrinho político Orensy Rodrigues da Silva” , relembra.
Jamil se elegeu as duas eleições subsequentes, sendo vereador por 12 anos no município, de 1997 a 2008, quando assumiu o cargo de prefeito de Andradina pelo PT. Nestes anos, ele se candidatou a deputado estadual, tendo cerca de seis mil votos na primeira vez (em 1998), quase 20 mil votos na segunda participação (em 2006, já disputando pelo PSC) e mais de 30 mil votos na terceira vez que se candidatou a deputado estadual, desta vez pelo Patriotas, onde é suplente. Se torna o primeiro prefeito reeleito na história do município de Andradina (2009/2012, 2013/2016), transformando o município. Durante sua única gestão a frente do Legislativo Municipal, Jamil fez a sede da Câmara Municipal de Andradina. “Foi a maior obra de Andradina feita naquele ano” – comenta.
“Não basta ter vontade e querer, tem que ter oportunidade, fé e sorte também. Em minha vida nada foi programado, era para eu estar no setor privado, em uma empresa japonesa, mas Deus quis que eu escrevesse outra história e tenho orgulho de tudo o que já fiz” , acrescenta Jamil dando a entender que muitos outros capítulos ainda vão surgir na trajetória de sua vida… “Hoje sou presidente da AACEA, vou me dedicar e fazer o meu melhor como sempre fiz em todos os projetos que participei, seja no público ou no privado” .
“O future a Deus pertence” – finaliza Jamil Ono.
Assista aos bastidores da entrevista exclusiva da Revista Fala! – edição de Julho 2021 no vídeo abaixo.