“dia 25 de julho é comemorado data comemorativa a esse setor produtivo”
Da Redação
No dia 25 de julho, comemora-se o Dia Mundial da Agricultura Familiar e a CONAFER não deixaria a data passar sem ser lembrada. De cada 5 brasileiros, 1 é agricultor familiar. São mais de 40 milhões de camponeses, pecuaristas, pescadores, extrativistas, artesãos, assentados, indígenas, quilombolas e todas as categorias de agricultores.
O presidente da entidade, Carlos Lopes e todos os diretores da CONAFER, são incansáveis na luta por melhorias na qualidade de vida desses homens e mulheres do campo. Enquanto a entidade interage com os setores políticos de todas as esferas, a CONAFER tem avançado nas pautas dos agricultores familiares, defendendo a manutenção da categoria como segurado especial para fins previdenciários (tanto que na reforma da Previdência, os agricultores familiares tiveram o benefício inalterado), tem agido para proporcionar linhas de créditos para o setor, sem abrir mão de parcerias pontuais e importantes para melhoramento genético e acesso a novas políticas tecnológicas, na esfera da formação superior dos agrofamiliares e também na questão da saúde do camponeses.
Não é à toa, que a CONAFER é a entidade de defesa dos agricultores familiares que mais cresceu nos últimos anos, e a cada dia que se passa, vem adquirindo mais respeito dos setores patronais, comerciais, produtivos, políticos e principalmente daqueles que são seu maior patrimônio; os agricultores e agricultoras familiares.
E a CONAFER trabalha por todos eles, todos os dias. Pela sua atuação nacional, relaciona-se com uma parcela significativa dos produtores rurais brasileiros. Por isso, a Confederação é uma safra de benefícios permanentes para os seus associados, agricultores e agricultoras familiares em todo o país.
A entidade, fundada em 2011, estrutura-se por meio de Secretarias Nacionais, Coordenações Regionais, Sindicatos e Federações, as SAFERs e FAFERs. A CONAFER apoia a produção agroecológica, a cultura e as tradições dos povos originários e tradicionais, as ações de sustentabilidade no campo, a segurança jurídica dos seus associados, o acesso ao crédito e o fortalecimento dos produtores rurais como importantes demandadores de consumo, contribuindo para fortalecer o setor agrofamiliar, toda sua a cadeia produtiva e a segurança alimentar da nação.
“Ao promover o bem-estar socioeconômico dos nossos filiados, a sua autonomia no campo e o seu valor no desenvolvimento do Brasil, prestamos uma homenagem diária a todos os agricultores familiares. Para a CONAFER, 25 de julho é todos os dias. A melhor homenagem é nossa luta pelos agricultores familiares do brasil” – destaca a entidade.
Com informações – Wilson Ribeiro/Secom CONAFER