“Reunião incluiu corpo Clínico do Hospital, falando para todas lideranças da comunidade de Ilha Solteira”
Antônio José do Carmo/Noroeste Rural
O prefeito Otávio Gomes, de Ilha Solteira, realiza nesse momento, reunião virtual com as principais autoridades do município para falar sobre a Covid-19 e as ações de combate. A audiência tem representante de todas as entidades assistenciais do município.
O prefeito informou que a variante de Manaus já se encontra em Ilha Solteira e que os cuidados devem ser redobrados para conter a proliferação. O doutor Rafael, médico do Hospital de Ilha Solteira, que atua na linha de frente, disse que “parece outra doença. No começo tínhamos faixa etária elevada, com pouco comorbidade, mas hoje a situação é diferente. É uma doença que atinge a todos”. “Os mais jovens estão cada vez mais acometidos. A doença evolui mais rápido. Jovens aumentam permanência de internação. A gente liberava com 3 ou 4 dias, hoje ficam 15 a 30 dias internados. O contágio está maior. No ambiente familiar o marido e a esposa, os pais contaminados, é comum. Não é raro a maioria ter perdido várias pessoas da mesma família. É preciso ter o distanciamento”. “A doença nos preocupa por ter mudado a faixa etária e o perfil. Ser jovem não deixa ninguém livre. Era obeso, tinha pressão alta, isso agora não tem diferença nenhuma. De cada 3 entubados, dois estão morrendo. A estatística é muito alta. Aqui a gente vem conversando sobre o atendimento. O doente hoje aqui em Ilha ele recebe todo atendimento, triagem até UTI, passando pela enfermaria que agora tem um médico presencial 24 horas. O atendimento na “enfermaria” na realidade, passa por monitoramento quase igual da UTI. Tratamento não tem lacuna. A doença é agressiva. O pronto atendimento vem sendo prestado, mas os casos são graves não apenas em Ilha Solteira mas em toda região, no Estado”.
Uma das vantagens regionais em Ilha Solteira é o fato do Hospital ter serviço de hemodiálise. O quadro renal dos pacientes e a possibilidade de disponibilizar esse tratamento, faz do Hospital de Ilha um dos mais procurados por aqueles que estão em situação mais grave”. Otávio Gomes disse que sobre o kit entubação a prefeitura vem tomando as providências necessárias para que ele não falte. Os médicos disseram que em Ilha Solteira não existe a falta de insumos para o atendimento na enfermaria e nas UTIs.