Andradina está entre as cidades que mais abriu empresas em 2025

Assessoria de Comunicação

Andradina é a quarta cidade da região que mais criou empresas em 2025. Segundo um levantamento do Sebrae, baseado em dados da Receita Federal, a região contabilizou 19.690 novas micro e pequenas empresas entre janeiro e novembro de 2025. O volume representa crescimento de 6,75% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram abertas 18.445 empresas.

O resultado confirma a expansão do empreendedorismo regional, impulsionado principalmente pelos segmentos de serviços e comércio. O estudo abrangeu Empresas de Pequeno Porte, Microempresas e Microempreendedores Individuais. Araçatuba lidera a criação de novos negócios, com 5.805 registros. Em seguida aparecem Birigui, com 3.399, Penápolis, com 1.388, e Andradina, com 1.328 novas empresas.

O Sebrae-SP também teve participação decisiva no fortalecimento dessa expansão. Entre janeiro e novembro, o Escritório Regional realizou 44.611 atendimentos nos 35 municípios sob sua responsabilidade. Só Araçatuba respondeu por 18.163 atendimentos a empreendedores e potenciais empresários.
 

Ambiente favorável aos negócios

Para o gerente regional do Sebrae-SP em Araçatuba, Marcos Amancio, os números demonstram a capacidade dos empreendedores de se adaptar às mudanças e aproveitar oportunidades mesmo em cenários econômicos desafiadores. Segundo ele, a combinação de políticas de incentivo, acesso ao crédito e diversidade de demanda contribuiu diretamente para o desempenho positivo da região.

Setor de serviços segue na liderança

O setor de serviços continua sendo o principal responsável pelo avanço na abertura de empresas, repetindo a tendência observada em anos anteriores. Na sequência aparecem comércio, agropecuária, construção civil e indústria. Com perspectiva otimista para 2026, o Sebrae-SP pretende reforçar o acompanhamento aos empreendedores desde a fase inicial de desenvolvimento dos projetos.

De acordo com Amancio, a orientação precoce aumenta as chances de consolidação dos novos negócios e fortalece o ambiente econômico regional.

Com Antônio Crispim – Nossa Cidade