“Ações envolveram promoção de qualificação profissional, mutirão de serviços e palestras”
Assessoria de Comunicação
O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Nova Independência promoveu, em outubro de 2025, a 5ª edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, com programação voltada à inclusão social e à prevenção de doenças para a população carcerária. O evento foi realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Polícia Penal do Estado de São Paulo, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e da Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste do Estado.

Entre os objetivos da Jornada estão fortalecer as atividades de qualificação profissional e formação inicial; disponibilizar serviços que ampliem a promoção da cidadania, como emissão de documentos, atendimento jurídico, orientação sobre direitos, palestras e oficinas; ampliar a divulgação de políticas de combate à discriminação e aos preconceitos diversos relacionados a presos e egressos do sistema prisional; e promover a participação de instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil para oferecer oportunidades e serviços disponíveis.
Visando fortalecer a vida do reeducando, a Jornada funciona como suporte para o período pós-reclusão, buscando fomentar a promoção da cidadania por meio da ampliação da oferta de serviços e reforçando o acompanhamento já realizado durante o cumprimento da pena. Durante a Jornada, os atendimentos são direcionados às demandas que o reeducando enfrentará quando novamente inserido na sociedade.
A solenidade de abertura contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Silmara Macchi Santana; dos vereadores Wagner José Machado da Silva; Ângelo Cesar Carmona; da representante da Escola Vinculadora “Profª Zilda Prado Paulovich”, Vanessa Chagas Benante; e do chefe de Departamento do estabelecimento penal, Rodrigo Carlos Borges.

