Estado lança SP Sempre Alerta e destaca Andradina como Município Resiliente

Assessoria de Comunicação

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Andradina, Fabricio Mazotti, participou da abertura do lançamento da Operação “SP Sempre Alerta – Chuvas 2025”, no Palácio, dos Bandeirantes em São Paulo. Na ocasião ele recebeu o certificado de Resiliência. “Andradina avança mais uma etapa na construção de uma cidade mais preparada e resiliente. Recebemos o certificado de Evolução na Resiliência, concedido pela Casa Militar e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, por alcançarmos a 5ª maior evolução entre os ciclos de certificação do Programa Município Resiliente. Esse reconhecimento reflete o comprometimento da gestão, das equipes técnicas e de todos que trabalham diariamente para fortalecer nossas ações de prevenção, resposta e sustentabilidade. Seguimos firmes, construindo uma Andradina cada vez mais segura, preparada e resiliente”, afirmou Mazotti.

Foto Noticia Principal Grande


 
Durante o lançamento da Operação, o governador Tarcísio de Freitas anunciou um pacote de R$ 69,5 milhões em investimentos, modernização tecnológica e reforço direto aos municípios. A iniciativa da Defesa Civil do Estado marca a abertura do período mais sensível para deslizamentos, enchentes e enxurradas no estado e busca garantir mais precisão nas previsões, agilidade nos alertas e capacidade de resposta. Entre os dias 1º de dezembro e 31 de março, todo o Sistema de Defesa Civil permanece em prontidão.

“Esse dia marca a nossa preparação, já que a atividade de proteção e Defesa Civil é de preparação constante. Parte do ano estamos nos preparando para enfrentar as chuvas, parte do ano estamos nos preparando para enfrentar a estiagem. E esse processo é o ano inteiro. O efetivo, o monitoramento constante, o investimento em tecnologia, o mapeamento de risco para que a gente possa dar respostas mais técnicas e rápidas. A Defesa Civil tem investido muito em tecnologia. Estamos modernizando nosso parque de radares em parceria com a USP, a Unesp e a Unicamp de maneira a melhorar a acurácia de nossas previsões”, afirmou o governador.
 
Plano de contingência

Nesta operação, de forma inédita, o Plano de Contingência para eventos extremos cobrirá todo o território paulista e será voltado para os fenômenos climáticos, a fim de minimizar os danos, proteger a integridade física das pessoas e salvar vidas. O plano organiza as ações de prevenção, monitoramento e resposta às emergências, detalhando os procedimentos a serem adotados, as agências mobilizadas e os recursos necessários para antecipar e oferecer respostas a crises, acidentes e desastres de forma organizada.

Anteriormente, o Plano de Contingência abrangia 177 municípios da Faixa Leste. Mais de 180 novos municípios já aderiram ao plano, que orienta protocolos, fluxos e respostas para tempestades, ventos fortes e queda de granizo.
  
Expansão da preparação municipal

Em 2025, a Defesa Civil Estadual registrou o maior avanço da década na preparação das equipes municipais. Foram 1.900 agentes capacitados, um crescimento de 171% em relação a 2024. Pela primeira vez na história, a Defesa Civil levou os Kits Verão diretamente aos municípios. No total, 536 cidades receberam equipamentos de proteção individual e materiais utilizados durante as chuvas, com investimento de R$ 1,5 milhão.

A entrega representa um aumento de 267% em comparação ao ano anterior, quando 98 cidades foram atendidas. As ações fortalecem os times que atuarão diretamente nos eventos climáticos extremos deste verão.
 
Previsão do tempo mais acessível

Neste verão, os boletins do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) passarão a ter nova escala de cores, parâmetros mais objetivos e linguagem mais clara e didática. A mudança facilitará o entendimento e a tomada de decisão tanto pelos agentes quanto pela população. Os alertas também serão disponibilizados no endereço: www.defesacivil.sp.gov.br.