Assessoria de Comunicação
O município de Castilho foi agraciado com o certificado bronze no Programa Município Resiliente, concedido pelo governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A cidade obteve a terceira maior pontuação entre os 98 municípios paulistas que atingiram nota superior a 70, demonstrando sua excelência na gestão de risco de desastres.

A subsecretária de Assistência Social, Flávia Soares de Souza, e a coordenadora da Defesa Civil em Castilho, Neide Souza, estiveram em São Paulo para representar o município e receber o certificado das mãos do governador. A premiação foi realizada na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, durante o lançamento da Operação “SP Sempre Alerta – Chuvas 2025”.

O Programa Município Resiliente certifica cidades por sua gestão de risco de desastres, garantindo prioridade no acesso a recursos da Defesa Civil estadual. A nota é calculada com base em indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Programa Município Verde Azul, e da campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da ONU.
A certificação é um reconhecimento ao esforço e dedicação da equipe municipal em promover a resiliência e a segurança da população castilhense. A cidade agora se junta ao seleto grupo de municípios que demonstram compromisso com a gestão de riscos e a proteção da população.
SP SEMPRE ALERTAS – CHUVAS 2025
O governador Tarcísio aproveitou para lançar o programa SP Sempre Alerta – Operação Chuvas. A iniciativa da Defesa Civil do Estado marca a abertura do período mais sensível para deslizamentos, enchentes e enxurradas no estado e busca garantir mais precisão nas previsões, agilidade nos alertas e capacidade de resposta.
Entre os dias 1º de dezembro e 31 de março, todo o Sistema de Defesa Civil permanece em prontidão. “Esse dia marca a nossa preparação, já que a atividade de proteção e Defesa Civil é de preparação constante. Parte do ano estamos nos preparando para enfrentar as chuvas, parte do ano estamos nos preparando para enfrentar a estiagem. E esse processo é o ano inteiro”, afirmou o governador.
Durante o evento, foi apresentado o Painel de Inteligência SP Sempre Alerta, que integra todos os dados utilizados para a emissão de alertas. Informações que antes eram coletadas em fontes diversas de consulta agora têm uma plataforma integrada, com uso de algoritmos e inteligência artificial que seleciona e filtra dados, apresentando apenas em uma única tela tudo que o meteorologista precisa para tomadas de decisão.

