Castilho alerta pecuaristas sobre prazos das campanhas de vacinação contra Brucelose e atualização do rebanho

Marco Apolinário/JPN

A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Castilho está reforçando o aviso aos pecuaristas do município que termina no dia 31 de dezembro o prazo para vacinar todas as fêmeas do rebanho bovino e bubalino, que tenham entre 03 e 08 meses, contra a Brucelose. A etapa da Campanha Estadual de Vacinação deste segundo semestre do ano foi iniciada pela Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP (SAA), no dia 1º de julho.

“A Brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella, transmitida de animais para humanos por contato com o gado infectado ou pelo consumo de laticínios não pasteurizados. Os sintomas incluem febre, mal-estar, fadiga e suores, e pode evoluir para formas crônicas com complicações. O tratamento é feito com antibióticos, e a prevenção envolve o controle dos rebanhos e a vacinação realizada pelo Governo do Estado durante todo o ano”, explica o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Pecuária, João Gabriel Passarini Oliveira.

ATUALIZAÇÃO DO REBANHO

João Gabriel também alerta aos pecuaristas castilhenses que a Campanha de Atualização de Rebanhos do segundo semestre começou no último dia 1º de novembro – “A partir da retirada da vacinação contra a Febre Aftosa em 2023, o produtor rural passou, também em caráter obrigatório, a ter que atualizar seus rebanhos junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE)”, informou o secretário.

De acordo com a Defesa Agropecuária, os proprietários devem declarar todas as espécies presentes em suas propriedades até o dia 15 de dezembro – “Isso significa que também devem ser atualizados, além dos bovinos, os rebanhos de búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda. O produtor que não declarar, pode sofrer bloqueio da movimentação dos animais e a inviabilidade da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) com possibilidade de sanções administrativas”, completou João Gabriel.

COMO ATUALIZAR

A declaração pode ser feita diretamente no sistema GEDAVE. Outra forma de efetuar a declaração é pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária distribuídas pelo Estado e também, através do envio por e-mail do formulário que está disponível em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/FORMULARIOS-CAMPANHA_NOVEMBRO_25.pdf