Wilson Ribeiro
Com uma taxa Selic que teima em permanecer acima dos 2 dígitos há quase 4 anos, desde 22 de fevereiro de 2022, o Banco Central leva a ferro e fogo a ideia de controlar a inflação com juros elevados, balizadores da maioria das taxas da economia. Isso diminui o consumo das famílias brasileiras, eleva o custo absurdo do crédito e desestimula os investimentos. Mas tem um tipo de aplicação que vale a pena considerar neste cenário quase que permanente de custo alto do crédito. Procure orientação de especialista nos contatos no final da matéria!
Mesmo que as taxas Selic baixem ao longo do tempo, investir em consórcio é uma excelente opção para acumular patrimônio. Um exemplo é a alavancagem imobiliária, em que se usa uma carta de crédito para adquirir um imóvel de maior valor que o capital investido. Esta ideia tem funcionado muito bem no mercado. São milhões de pessoas no Brasil que mudaram as suas vidas quando decidiram investir em consórcio. Uma invenção brasileira copiada em muitos lugares do mundo. Uma ideia que se sofisticou e oferece muito mais vantagens nos dias de hoje.

Os planos de consórcios de veículos variam normalmente de 48 a 100 meses no Brasil, e até mais curtos, de 24 e 36 meses. A taxa de administração normalmente é um pouco maior que a dos imóveis
Esqueçam aquela ideia de esperar até o final do grupo para obter o seu tão sonhado prêmio. É tudo muito mais dinâmico hoje, simplesmente pelo fato de que os clientes têm diversas opções para antecipar o recebimento do bem, além naturalmente da contemplação por sorteio, o que abre um grande leque de oportunidades de negociação.
Os planos variam de 2 anos a 240 meses no Brasil. Mas podem ser negociados e mudados estrategicamente, diminuindo este tempo. Para quem vende a carta contemplada, o retorno é excelente, e que pode variar entre 25% e 40% do valor do bem, dependendo do que já foi pago pelo titular da carta. Mas é preciso saber antes do passado do consórcio, do seu histórico de entregas e solidez no mercado para tomar estas decisões. O único risco que deve existir é o de não ser contemplado tão cedo.

Hoje existem consórcios para quase tudo, desde procedimentos estéticos até uma viagem inesquecível, de aniversários de 15 anos a festas de casamento
Com a carta de um consórcio é possível quitar um financiamento imobiliário e trocar os juros dos bancos pelas parcelas mais baixas do consórcio. É um meio de viabilizar uma reforma na casa com planos mais curtos e baratos, ou ainda comprar o primeiro carro ou trocar o carro seminovo por um zero quilômetro. É um jeito de aumentar o capital a passos seguros e contínuos, com disciplina e foco no objetivo. Por isso, quem tem organização financeira e previsibilidade pode se dar muito bem investindo e diversificando suas aplicações em consórcios.
São muitas as modalidades de lance e possibilidades de contemplação por meio desta estratégia: lance livre, lance fixo, lance limitado, lance embutido, e até lance com o saldo do FGTS. Existem também as cartas contempladas que permite o acesso imediato ao crédito do consórcio sem precisar de sorteio ou lance. Mais uma vez é importante lembrar de efetuar estas transações com uma administradora confiável. Cada empresa de consórcio tem suas características peculiares, desde contemplação mais rápida em grupos menores até um faturamento melhor dos grandes grupos, por exemplo.
Também é preciso ver as taxas e a capacidade de atendimento aos clientes que está sendo oferecida. Existem infinidades de planos, então é preciso personalizar ao máximo, deixar o cliente seguro do que está sendo planejado. Por isso, o consórcio é uma forma inteligente e muito viável para a compra de um imóvel, carro ou serviço a longo prazo, sem os juros dos bancos, sem a pressa dos desavisados, investimento para formar patrimônio. E quem sabe com a sorte ajudando, uma contemplação no curto a médio prazo.

Na alavancagem imobiliária é possível planejar melhor o investimento; sem dúvidas uma decisão que impacta o futuro de toda a família
Ao escolher um consultor para planejar os seus investimentos em consórcio, é muito importante lembrar do valor desta pessoa em sua vida, já que estará orientando nas melhores soluções e oportunidades até a sua contemplação. Um profissional que atue ativamente no pós-venda, cuidando de verdade do seu investimento, regando como uma planta desde a semente, protegendo seus interesses ao ver as possibilidades de novos produtos, lances, situação do grupo e oportunidades de alavancagem para uma aposentadoria imobiliária. É uma escolha que define uma parceria bem feita capaz de melhorar ou até mudar a sua vida para sempre.
Mais Informações:
Wilson Ribeiro
É jornalista e consultor da Ademicon Consórcios
Contatos:
(61) 982083582
wilsonribeiro64@gmail.com

