Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Andradina, por meio da equipe do Almoxarifado Municipal, está realizando uma grande ação de limpeza no Bairro Castanheiras, com retirada grandes volumes de entulho, móveis velhos e lixo que haviam sido depositados irregularmente em terrenos baldios e calçadas do bairro. A iniciativa faz parte de um trabalho constante da administração municipal para manter a cidade limpa e saudável, mas também acende um alerta sobre o problema crônico do descarte ilegal de resíduos em áreas urbanas.

De acordo com a equipe responsável, além do acúmulo de entulho e lixo doméstico, foram encontrados sofás, pedaços de madeira, eletrodomésticos quebrados e outros objetos de grande porte. Esses materiais, além de causarem poluição visual, favorecem a proliferação de insetos, animais peçonhentos e vetores de doenças, como o mosquito da dengue.
Vigilância reforçada com câmeras
Para tentar frear esse tipo de crime ambiental, a Prefeitura começou a instalar câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade, incluindo o Bairro Castanheiras. As imagens registradas serão utilizadas para identificar e multar os responsáveis pelo descarte irregular.Segundo a legislação vigente, o despejo de lixo e entulho em locais públicos ou privados sem autorização é passível de multa e outras penalidades legais.
A prática, além de ilegal, compromete o meio ambiente, a saúde pública e prejudica toda a comunidade.
Colaboração da população
A Prefeitura reforça que o descarte correto de resíduos é responsabilidade de todos os cidadãos. Materiais volumosos, como móveis e eletrodomésticos, devem ser levados até os pontos de coleta autorizados ou removidos por serviços específicos de coleta. Já os pequenos resíduos e lixo doméstico devem ser acondicionados de forma adequada e colocados nos dias corretos de coleta.
“Manter a cidade limpa é uma tarefa coletiva. Nossas equipes estão nas ruas diariamente, mas é fundamental que a população colabore, denunciando e evitando práticas que colocam em risco o bem-estar de todos”, destacou o subsecretário do Serviço Público, Paulo Sales.