Assessoria de Comunicação
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo para 111 municípios do interior devido à baixa umidade relativa do ar.
A medida acontece por conta das condições climáticas extremas. No início desta semana, as temperaturas devem subir no estado. No fim da semana, uma onda de ar frio pode atingir a região.
Na região o alerta vale para Andradina, Araçatuba, Birigui, Castilho, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Pereira Barreto, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto, Sud Mennucci e Suzanápolis. Com o tempo seco, aumenta o risco de queimadas nas regiões afetadas, e pode influenciar negativamente a saúde da população.
O órgão paulista utilizou o sistema Cell Broadcast, que envia mensagens automáticas a todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G que estejam na área de risco. Como se proteger durante o tempo seco? A Defesa Civil orienta reforçar a hidratação, cuidar de pessoas mais vulneráveis e adotar medidas preventivas contra queimadas, como evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos, descartar bitucas de cigarro corretamente e não queimar lixo.
Para enfrentar o clima seco, especialistas recomendam aumentar a ingestão de líquidos além da sensação de sede, já que a percepção de hidratação pode falhar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a média ideal de consumo é de 2,5 litros de água por dia.