Andradina aposta em inovação com o programa Loja do Futuro

Evento do Sebrae-SP reúne empresários para falar sobre inteligência artificial e transformação digital no varejo

Lilian Flores

O Sebrae-SP realizou em Andradina, no dia 21 de julho, o lançamento do programa Loja do Futuro, iniciativa voltada à modernização de micro e pequenas empresas do varejo. O evento reuniu 53 empreendedores interessados em transformar seus negócios por meio da inovação e da Inteligência Artificial (IA). A palestra principal foi conduzida por Edgard Neto, consultor de negócios do Sebrae-SP, que abordou o tema “O futuro do varejo: como a IA pode acelerar suas vendas”, com foco em estratégias de mercado, posicionamento e uso prático da tecnologia. 

“Participar desta jornada é degustar o futuro já aplicado na prática”, afirmou Edgard. “Quem ainda não está usando IA está atrasado. O programa ajuda o empresário a adequar seu negócio, economizar tempo, otimizar processos, criar campanhas e tomar decisões com mais eficiência”. Durante o encontro, os participantes puderam interagir com o especialista, tirar dúvidas e aderir ao programa. Na sequência, os empreendedores participarão de consultorias individuais, oficinas práticas e ações para integrar os canais físicos e digitais das lojas. 

Wendel Rocha, gestor do projeto na cidade, explica que os empreendedores que participam do programa Loja do Futuro apresentam um ganho significativo de performance em seus negócios. “Tudo começa com uma jornada. Realizamos um diagnóstico da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos. A partir disso, iniciamos capacitações específicas voltadas para os aspectos que precisam ser desenvolvidos, com o objetivo de elevar o negócio a um novo patamar”, disse Wendel. 

A programação da segunda etapa do Loja do Futuro incluirá os temas: 

  • Gestão financeira inteligente 
  • Conhecimento do cliente 

Marcos Amancio, gerente regional do Sebrae-SP em Araçatuba, destaca o objetivo da ação. “O Sebrae tem trazido o Loja do Futuro para oferecer aos empresários o que há de mais atual no varejo. Resistir às mudanças não é mais uma opção. Estamos vendo um movimento claro de adaptação e busca por qualificação na cidade”.