Cinema faz “Sessão Azul” para pessoas com distúrbios sensoriais

Assessoria de Comunicação

No próximo sábado (07), às 11 hrs o  Grupo Cine, no Oeste Plaza Shoping, contará com uma sessão adaptada para pessoas com distúrbios sensoriais e o valor será único e promocional: R$ 10. Durante toda a exibição do filme, a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar ou se expressar livremente.

Não serão exibidos trailers comerciais a menos que já façam parte do filme.

A Sessão Azul

Como surgiu?

Após anos escutando, observando e vivenciando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), identificamos vários casos em que familiares deixavam de ter um maior convívio social por receio da reação do autista em situações que para ele talvez não sejam tão confortáveis. Algumas delas, como ir ao shopping, restaurantes, festas ou ao cinema, aparentemente tranquilas para quem não sofre de TEA, podem ser bastante incômodas para os autistas.

​ Presente em 11 Estados brasileiros e no Distrito Federal, a Sessão Azul é um projeto criado pelas psicólogas Carolina Salviano e Bruna Manta e pelo gerente de projeto, Leonardo Cardoso, nasceu em 2015 com o propósito de ambientar crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias em sessões de cinema adaptadas para elas. A proposta é que essa atividade seja uma extensão do trabalho terapêutico realizado com a criança, aumentando o engajamento dos pais no processo de tratamento.


TEA Andradina

Andradina é uma das poucas cidades da região a ter uma política especializada no atendimento de pessoas com Transtornos do Espectro Autista. O Centro de Referência Municipal para o TEA atualmente Atende 99 crianças, das quais 65 recebem intervenções terapêuticas Individualizadas. Foi inaugurado em agosto de 2023 e possui quadro técnico com duas fonoaudiólogas, uma psicóloga, uma psicóloga neuropsicóloga, uma terapeuta ocupacional e uma fisioterapeuta.

Ele está localizado na Rua Vitório Guaraciaba, número 1370, em frente ao Colégio Estadual Álvaro Guião. Aberto de segunda a sexta-feira das 7h00 às 17h00