“Iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso aos livros e incentivar a leitura. Atividades incluem formação de educadores e doação de acervo com 50 títulos infanto-juvenis“
Fábio Malvezzi/Avoluir
O projeto ludo pedagógico Mundo da Leitura acontece esse ano em cinco escolas da rede pública de Ilha Solteira (SP). Realizada pela Evoluir, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira e patrocínio da Tijoá, a iniciativa tem o propósito de promover maior acesso aos livros e fomentar o gosto pela leitura entre crianças e jovens.
Cerca de 500 alunos e 80 a 90 profissionais serão diretamente beneficiados. Como primeira ação do projeto, os educadores das escolas CEI Sorriso de Criança, CEI Sorriso de Criança – Anexo II, EMEF Professor Paulo Freire, EMEF Aparecida Benedita Brito da Silva e EMEF Lúcia Maria Donato Garcia participaram este mês de encontros formativos com foco na importância da leitura como ferramenta essencial no processo de aprendizagem.
Todos receberam ainda um plano pedagógico com sugestões para a utilização do acervo doado pelo Mundo da Leitura, composto por um baú com 100 exemplares de 50 títulos diferentes de obras infanto-juvenis. Os livros incluem lançamentos da Editora Evoluir e há a opção de acesso à audiodescrição via plataforma digital, contemplando assim participantes com limitações visuais. Um evento de contação de histórias em cada instituição marcará o encerramento das atividades.
“O Mundo da Leitura propõe a ampliação e a qualificação do acervo literário de escolas, centros culturais e bibliotecas públicas que atendam ao público infanto-juvenil, como forma de democratizar o acesso aos livros”, explica Taciana Begalli, coordenadora do projeto na Evoluir. “Para isso, traz aos educadores sugestões de estratégias baseadas em modernas tecnologias pedagógicas e que podem ser aplicadas em sala de aula, tanto no Ensino Infantil como no Fundamental”.
Taciana ressalta também o diferencial das obras fornecidas gratuitamente às instituições. “São livros coloridos, com ilustrações divertidas e fáceis de ler, em linguagem acessível, com temas como alimentação saudável, autoconhecimento, cidadania, cultura e meio ambiente. É um conteúdo que diverte, desperta o gosto pela leitura e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para os futuros cidadãos”, diz.
“Entre elas estão a oralidade e interpretação de textos, a cidadania consciente, o pensamento crítico, a criatividade e a expressão de emoções e sentimentos. Tudo em linha com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”.
“A Tijoá, como patrocinadora deste projeto, acredita na importância da leitura nos anos iniciais da educação. Fazer parte do projeto Mundo da Leitura em Ilha Solteira, é uma forma de estimular esse hábito e contribuir para formação de futuros cidadãos de nossa região”, afirma a empresa Tijoá.
Conheça os lançamentos da Editora Evoluir que integram o acervo doado
Título: “Silêncio”
Autor: Flávia Maia. Ilustradora: Natália Gregorini. Tema: musicalidade. 1ª Edição, 2023. Formato: 205x275mm. Colorido. 36 páginas. Sinopse: Você sabia que a natureza fala? É só a gente andar por aí que escutamos os sons do mundo ao nosso redor. Entre a realidade e a imaginação, nossa personagem passeia pela paisagem, escutando o que vê. E a gente escuta com ela.
Título: “Eu e Tu”
Autora: Vana Campos. Ilustrador: Guto Lacaz. Tema: socioemocional. 1ª Edição, 2023. Formato: 205x275mm. Colorido. 60 páginas. Sinopse: No princípio só tinha eu. Até que conheci o tu. Então viramos nós. Mas o que acontece quando o tu não quer fazer aquilo que eu quero? E você já parou para se colocar no lugar do tu? Pois para o tu, eu é ele, e eu é que sou tu. Confuso? Uma história sobre alteridade.
Título: “O que o meu tênis tem a ver com tudo isso”
Autor: Edson Grandisoli. Ilustrador: Casa Locomotiva. Tema: meio ambiente. 1ª Edição, 2023. Formato: 205x275mm. Colorido. 36 páginas. Sinopse: Você sabia que tudo, todas as coisas, vem da natureza? Até o seu tênis. Você sabe como ele é feito? E sabe o que acontece com ele depois que já está acabado demais para ser usado? Você já parou para pensar quantos pares de tênis já foram descartados no mundo todo? Será que nós, humanos no planeta terra, estamos lidando com as coisas da melhor maneira que podemos? Ao acompanharmos o processo de produção de um tênis, nos deparamos com muitas perguntas e contamos um pouco sobre o conceito de economia circular.
Título: “Elefante”
Autora: Angela Pappiani. Ilustrador: Taisa Borges. Tema: Cultura indígena. 1ª Edição, 2023. Formato: 205x275mm. Colorido. 40 páginas.Sinopse: Um dia o pai de Uti traz uma surpresa para a aldeia: um filhote de anta. Ele recebe o nome de Elefante e logo é acolhido pelo menino e sua irmã. Todos adoram as brincadeiras de elefante. Um dia, porém, o animal cresce, e some. Uti também cresce e inicia os rituais que o prepararão para a vida adulta. Mas o laço de amizade entre Uti e Elefante é forte, e os dois ainda vão se encontrar muitas vezes.
Título: “Era uma vez uma menina”
Autora: Babi Dias. Ilustrador: Larissa Ribeiro. Tema: protagonismo feminino. 1ª Edição, 2023. Formato: 205x275mm. Colorido. 40 páginas. Sinopse: Era uma vez uma vez uma menina… Não é assim que os narradores começam a contar histórias? Mas essa menina não quer histórias chatas e paradas no tempo, onde nada acontece com ela. Então, resolve tomar a palavra e criar a sua própria aventura. E ali, vai ter que descobrir dentro de si mesma a coragem para vencer um monstro enorme, que está acabando com a alegria de viver de uma cidade inteira. Será que ela consegue?
Título: “O tesouro de amina”
Texto: Flávia Oyátumbi. Ilustrações: Suzane Lopes. Tema: igualdade racial. 1ª Edição, 2023. Formato: 205x275mm. Colorido. 36 páginas. Sinopse: Amina é uma menina feliz, porém raramente sorri. Ela tem vergonha de mostrar os seus dentinhos separados. Um dia, a professora pede um trabalho sobre sua árvore genealógica e sua avó conta sobre os antepassados da família. Amina aprende, com sua história, a se orgulhar do seu sorriso.
Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU
Assim como todos os projetos da Evoluir, o Mundo da Leitura dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Vida na Água (ODS 14).
Sobre o Mundo da Leitura
O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos.
Os livros, que são disponibilizados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade. Cerca de 18 mil crianças já foram beneficiadas em mais de 20 cidades de todo o país.