Consciente, Edy Junior aguarda remoção para realização de cirurgia na coluna

“analista de desempenho de futebol está em observação na UPA de Pirajuí após acidente”

José Carlos Bossolan

O agente de jogadores e analista de desempenho de futebol, Edy Junio da Silva Bispo, segue em observação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Pirajuí (SP) na região de Bauru, onde aguarda remoção para realização de procedimento cirúrgico. De acordo com informações do próprio paciente que reside em Andradina (SP), exames de imagem realizados na unidade de saúde detectaram lesão na coluna, precisamente na vértebra “C6”.

“Estou bem, aguardando a transferência para fazer a cirurgia. Estou sendo muito bem atendido na UPA, mas estou com um pouco de dor, tomando morfina para aliviar o desconforto enquanto espero a transferência. Tentei comer agora de manhã, mas não consegui, por que dói a lesão, mas estou bem graças a Deus” – comentou Edy Junior na manhã desta segunda-feira (20/02) em contato com nossa reportagem.

Edy Junior aguarda desde às 16h deste domingo uma transferência via Cross (Central de Regularização de Ofertas de Serviços de Saúde) para hospital, ao que tudo indica em Sorocaba, para realização de procedimento cirúrgico. Em contato telefônico com a UPA de Pirajuí, nossa reportagem tentou obter informações sobre a demora da remoção, mas a atendente do órgão disse que a unidade não presta informações sobre quadros de pacientes por telefone.

Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado na manhã desta segunda-feira (20/02) para saber o motivo da demora na remoção do paciente da UPA para uma unidade hospitalar habilitada para realização de procedimento de média e alta complexidade.

Em resposta, a Secretaria da Saúde estadual informou que – “A Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) informa que o paciente E.J.S.B  está inserido na regulação estadual e seu caso está sendo monitorado para que ele seja encaminhado, em breve, ao serviço de referência apto a cuidar de seu caso. A Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) possui um sistema on-line que funciona 24 horas por dia e busca vagas disponíveis em diversas unidades de saúde (não apenas nos hospitais estaduais) na região de origem do paciente e com disponibilidade e capacidade para atender cada caso, priorizando os mais graves e urgentes. A Central é apenas um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência. Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo e apto a cuidar do caso”.

Já se passaram mais de 24h entre o acidente e o paciente permanece aguardando uma vaga para que possa passar pelo procedimento. Segundo profissionais da área ouvidos por nossa reportagem, a maior dificuldade dos hospitais em receber pacientes nesta situação pode ser pela ausência de médicos, que aproveitaram o feriado prolongado do carnaval para realizar viagens. Com isso as equipes ficam reduzidas, priorizando casos de maior urgência que oferecem risco de óbito.

ACIDENTE

Na manhã deste domingo (19/02), Edy Júnior, seguia com mais 4 amigos para assistir jogo entre Santos e Portuguesa na Vila Belmiro (Santos), quando por volta das 10h30, o veículo Corsa em que os mesmos estavam trafegando pela Rodovia Castelo Branco, quebrou a barra de direção e o motorista perdeu o controle, vindo a capotar no município de Pirajuí.

“imagens montra veículo capotado no canteiro central da Castelo Branco em Pirajuí”

“Foi por Deus, pois paramos a poucos metros de um viaduto. Se o carro tivesse caído no buraco, acho que seria pior para todos nós” – recorda Edy Junior. O analista de desempenho de futebol, foi socorrido por unidade de resgate ao UPA, aguardando transferência para hospital em Sorocaba, onde passará por procedimento cirúrgico para corrigir a lesão.

Nenhum dos outros ocupantes do veículo sofreu ferimento e já retornaram para Andradina. Segundo Edy Junior, antes mesmo do acidente, nas proximidades de Lins, o veículo foi fechado por um caminhão, onde o motorista do Corsa, para não colidir com o outro veículo, jogou o carro para o acostamento, acertando um guard rail, estourando o pneu dianteiro.

“pneu estourou após fechada de caminhão no primeiro acidente”

Após a troca do pneu, os ocupantes seguiram viagem, onde em São Paulo desceriam para a baixada santista com um outro veículo e mais um amigo de São Paulo, mas em decorrência do acidente em Pirajuí, os planos foram interrompidos. As vítimas foram levados para a UPA, onde apenas Edy Junior reclamava de dores, mas estava consciente e andando – “só senti um pouco de dor, mas nada que me levasse a pensar que seria um pouco mais sério. Eu estava de sinto de segurança e devo ter batido a cabeça no teto durante o capotamento. Fiquei desacordado uns 3 segundos, mas retornei a consciência e fiquei esperando o socorro chegar” – recorda.

Às 11h21 desta segunda feira, Edy Junior usou sua rede social para expressar sua dor e agradecer as mensagens em prol de sua recuperação.