Revoadas: Meio Ambiente faz poda e limpeza de praça

“A andorinha é um animal silvestre e está protegida pela Lei de Crimes Ambientais. “A lei também contempla animais em rota migratória”

Secom

As revoadas de andorinhas nas praças arborizadas de Andradina já podem ser observadas pela população nos finais de tarde. Mesmo com um show de milhares de pássaros voando juntos, para muitos moradores, o espetáculo no céu é motivo de transtorno, pois os animais deixam o espaço repleto de fezes.

É o que acontece com os frequentadores da praça “Antônio Joaquim de Moura Andrade”, um dos cartões postais de Andradina. A Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, Leila Rodrigues, providenciou uma poda nas árvores da praça para diminuir a presença das aves.

Leila afirmou que as andorinhas tem seu papel no meio ambiente e são verdadeiras “faxineiras” do nosso espaço público. Leila Rodrigues explica que as andorinhas começam a chegar a Andradina no início do verão, fugindo das regiões mais frias do continente, em busca de calor. Elas estão sempre voltando ao local onde nasceram, semelhante como acontece com as tartarugas marinhas. Nós temos um grupo específico que passa por Andradina e os filhotes seguem a mesma rota das mães; Isso pode estar acontecendo há centenas de anos.

As andorinhas devem permanecer na cidade até o início do inverno e até lá vão promover uma verdadeira limpeza na cidade, comendo vários tipos de insetos indesejáveis para o ser humano. “Elas se alimentam de insetos, fazendo um trabalho público para a gente”, explica Leila.

Limpeza

Para diminuir os possíveis transtornos de saúde à população, especialmente os relacionados a problemas respiratórios, Leila irá realizar uma limpeza periódica dos locais onde as aves migratórias depositam as suas fezes. Haverá uma lavagem mensal para desinfectar a praça Moura Andrade e outros pontos da cidade. Na praça será utilizada um produto específico para repelir os pássaros. “Diariamente nossa equipe também irá realizar a limpeza dos pontos que são mais atingidos pelas fezes.