“Pautas comuns foram debatidas pelas entidades participantes“
Cristiane Vieira
Entre os dias 14 e 15 de fevereiro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose de Três Lagoas, aconteceu o 1º Fórum Sindical do município. O projeto, liderado pelo Sindicato da Saúde, visava a organização dos movimentos ligados aos trabalhadores, com o intuito de fomentar a cultura operária e, acima de tudo, propor força mútua de trabalho.
Além da apresentação de cada sindicato presente, os participantes puderam debater diversos assuntos, como projeções sobre o novo governo, novo cenário para os movimentos sindicais e também as dificuldades enfrentadas ao longo do tempo. “Foi importante entender o quanto somos similares em muitos aspectos. Essa relação mais próxima entre os dirigentes sindicais de Três Lagoas fortalece o segmento e, principalmente, faz com que nossas pautas ganhem ainda mais projeção. Estamos felizes em participar deste processo”, disse Almir Morgão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose.
Já o presidente do Sindicato da Saúde, João Carvalho, comemorou a efetivação do movimento “Fórum Sindical de Três Lagoas”. “No início imaginávamos um evento, mas foi tão proveitoso o encontro que decidimos, em comum acordo, levar esse grupo adiante, agregando novos sindicatos e fortalecendo a classe empregada de nossa cidade. Agradeço a todos pela presença e vamos em busca de nossos objetivos”.
Além do sindicato sede e organizador, o Fórum contou com a participação de representantes do SINTED – Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, SINTIESPAV – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil Pesada, SINTHORESTL – Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, ADUFMS – Associação dos docentes da UFMS.